

Sobre nós
O GEPOC é um grupo de estudos e pesquisas de caráter interdisciplinar, vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF), do qual participam pesquisadoras e pesquisadores de diversas universidades e áreas do conhecimento interessados numa leitura da obra de Marx, que, num paradoxo apenas aparente, caracteriza-se tanto pela recuperação de seu sentido original quanto de uma inovação em relação às interpretações correntes. O intuito é resgatar o potencial da crítica marxiana à sociedade do capital e pensar saídas emancipatórias diante do tipo de dominação próprio dessa formação, levando ainda em conta suas especificidades em nossa quadra histórica atual.
O estudo em ontologia crítica abre novas perspectivas para pesquisas no campo da teoria social e permite superar as análises tradicionais e reducionistas de Marx. Isso possibilita o resgate da fecundidade analítica do pensamento marxiano e a ultrapassagem dos balizamentos dados pelas interpretações que o reduzem a questões relativas à exploração, à luta de classes, às formas de propriedade etc. O estudo da ontologia do ser social cria condições para a correta apreensão do trabalho na sociedade do capital na qualidade de categoria estruturante da totalidade social. Nessa formação, o trabalho produtor de mercadorias opera como mediador social constitutivo da própria sociabilidade e, por essa razão, adquire centralidade. A crítica ontológica permite assinalar o caráter histórico da centralidade do trabalho e, portanto, é uma crítica das interpretações que tomam o trabalho em Marx como transistórico.
Integrantes
Abaixo, a lista de integrantes atualmente em atividade no GEPOC. Clique na foto para acessar o respectivo currículo na plataforma Lattes.