top of page
Search
  • gepocuff

O novo ciclo do cineclube começará em breve!




Dando continuidade ao trabalho iniciado em 2022, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica da Universidade Federal Fluminense (GEPOC-UFF) convida para a segunda parte do curso de extensão CICLO DE CINEMA PARA UMA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL.


Considerado um dos maiores pensadores marxistas e aquele que mais dedicou-se ao estudo das artes, a complexidade da obra de György Lukács ainda é pouco conhecida. Alguns pesquisadores e professores têm dedicado décadas de estudos sobre seus trabalhos e difundido suas ideias, mas apenas em 2012/2013 Para uma ontologia do ser social foi publicada integralmente no Brasil. Como parte desse movimento, o GEPOC-UFF defende que o estudo em ontologia crítica abre novas perspectivas para pesquisas no campo da teoria social e permite superar as análises reducionistas da obra de Karl Marx, resgatando a fecundidade analítica do pensamento marxiano; constituindo-se como fundamental e incontornável para a adequada compreensão da dinâmica da sociedade do capital.


Na segunda etapa do curso, dando continuidade à apresentação de Para uma ontologia do ser social, novas questões serão colocadas à obra lukácsiana tais como: o que é ler Para uma ontologia do ser social no Brasil, na América Latina, hoje? Como a formação multicultural e extremamente violenta como a que se deu no Brasil, dificulta ou complexifica a leitura de Lukács e suas categorias? Essas questões serão abordadas a partir da exibição de filmes, na sua maioria brasileiros, seguidos de debates com estudiosos da obra lukacsiana e profissionais e estudiosos do cinema.


O curso de extensão é gratuito e realizado em parceria com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – instituição de referência na preservação da memória audiovisual brasileira. A segunda parte é composta por sete encontros:


Sessão 1 (29/04, 14h – 18h): Retrospectiva com (re)exibição do filme A caverna dos sonhos esquecidos (2010; 90 min.; Alemanha/EUA) de Werner Herzog, seguida de lançamento dos livros: Introdução à Ontologia do ser social de Georg Lukács, organizado pela Profa. Cristina Lontra Nacif e Ivan Zanatta Kawahara, e Dominação impessoal e temporal: o trabalho na sociedade do capital, organizado pelo Prof. Paulo Henrique Furtado de Araújo. Ao final do encontro serão sorteados exemplares para os inscritos no curso.


Sessão 2 (06/05, 14h – 18h): Por onde anda Makunaíma? (2020, 84 min.; Brasil), de Rodrigo Séllos.

Sessão 3 (03/06, 14h – 18h): América armada (2018; 78 min.; Brasil) de Alice Lanari e Pedro Asbeg.

Sessão 4 (08/07, 14h – 18h): Nostalgia da luz (2010; 90 min.; Chile, Espanha, França, Alemanha) de Patrício Guzmán.

Sessão 5 (16/09, 14h – 18h): Um toque de pecado (2013; 133 min.; China) de Jia Zhangke.

Sessão 6 (21/10, 14h – 18h): Trabalhar cansa (2011; 99 min.; Brasil) de Juliana Rojas e Marco Dutra.

Sessão 7 (Novembro - SESSÃO ESPECIAL DE ENCERRAMENTO).

As inscrições podem ser feitas pelo site da Even3.


Dúvidas: gepoc.uff@gmail.com.

333 views

Comments


bottom of page