No dia 11 de julho - uma terça-feira - realizaremos a quarta sessão do Ciclo de cinema Para uma ontologia do ser social com o filme Segredos do Putumayo (2020; 83 min.; Brasil) de Aurélio Michiles. A sessão será realizada, excepcionalmente, no auditório do Instituto de Computação da UFF (Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº, São Domingos, Niterói).
O filme parte dos diários de Roger Casement (1864-1916), funcionário condecorado do império britânico e posteriormente banido por ter denunciado a brutal exploração de povos e riquezas da região amazônica pelas empresas britânicas em plena expansão imperialista entre o final do século XIX e o início do século XX, ensejando diversas discussões sobre como o “novo mundo” é consumido pela expansão capitalista desde a “assim chamada acumulação primitiva”, e segue objeto de conflitos por seus recursos.
Para o debate receberemos o diretor Aurélio Michiles (participação remota), o crítico cinematográfico Carlos Alberto Mattos e o professor da faculdade de Economia da UFF Maracajaro Puri (participação remota). A mediação será de Julia Levy, doutoranda em economia UFF.
O ciclo de cinema é organizando pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ontologia Crítica da Universidade Federal Fluminense (GEPOC-UFF), em formato de curso de extensão, gratuito.
Para inscrições e mais informações, clique aqui.
Comentarios