top of page
Search
gepocuff

Evoé, Aderbal!





No dia 09 de agosto de 2023 faleceu o grande dramaturgo Aderbal Freire Filho, pouco mais de um mês após a partida de outro ícone da cultura nacional, José Celso Martinez. Nascido em Fortaleza, Aderbal foi ator, apresentador, professor e um dos maiores diretores de teatro brasileiros, realizando montagens ousadas e experimentais.


O GEPOC-UFF, em parceria com a Cinemateca do MAM, teve a oportunidade de exibir, em outubro de 2022, no curso de extensão Ciclo de Cinema Para uma ontologia do ser social, a obra Terceiro Sinal-Aderbal Freire Filho, episódio da série de Sandra Delgado que registrou a adaptação de Hamlet para o Brasil em 2008, feita por Aderbal Freire Filho. O Hamlet de Aderbal levou milhares de pessoas aos teatros e suscitou polêmicas. O episódio de Delgado é um esforço sensível da diretora para exprimir os desafios do processo para todos os envolvidos: o dramaturgo e tradutor, todos do elenco, em especial Wagner Moura, o intérprete de Hamlet, assim como toda a equipe que concebeu a trilha sonora, figurinos, cenários e detalhes técnicos que uma peça de teatro exige.


Nossa experiência com o Hamlet de Aderbal nos importava enquanto elemento de comunicação com o pensamento de Lukács em sua obra que nomeia o curso, mas também por nos permitir explorar as inovações que peça suscita não apenas para a dramaturgia, mas por exprimir, no contexto histórico do século XVI, grandes transformações sociais. Em Shakespeare assim como em Lukács está posta a necessidade de reflexões sobre a natureza humana (do ser social), suas complexidades, limites, avarezas. Pelas lentes de Delgado complementamos essas reflexões com os questionamentos de Aderbal sobre o processo criativo, as inovações e atualidades de Shakespeare e sobre o teatro: "/.../ Os personagens são como as pessoas vivas, são inabarcáveis, as suas razões, os seus comportamentos, superam o nosso entendimento. /.../ Descobrir a natureza da ilusão do teatro. Explorar as possibilidades do palco. E fazer tudo isso a partir de um ator que possa ter consciência do jogo e dar consciência ao jogo".


A série de Delgado registrou o processo criativo de quatro grandes nomes do teatro brasileiro contemporâneo: Aderbal Freire Filho, Amir Haddad, Domingos Oliveira e José Celso, mostrando-se um documento importante não apenas para as artes dramáticas, mas para a memória da arte brasileira. Os quatro episódios encontram-se disponíveis gratuitamente em https://vimeo.com/405684866.


Evoé, Aderbal!

14 views

Comments


bottom of page